Figura 1-Etapas BBL
Como aplicar BBL?
1- Apresentação do BBL (Bibliometric Based Learning)
A- Divisão da sala em equipes (divisão realizada pelo professor)
Por se tratar de uma turma grande, deixar que os mesmos alunos se organizem faz a disciplina atrasar, assim que a melhor solução é a divisão realizada pelo professor.
B- Explicação de como a disciplina vai funcionar, estabelecendo os critérios de avaliação.
Figura 2-Eixos de preenchimento
O grupo deve realizar uma busca cruzada de três palavras-chave (keywords). Na disciplina incial de Organização Industrial, o Eixo Z é Engenharia de Produção, representada pelas 9 áreas definidas pela ABREPRO. O Eixo X é a Engenharia respectiva a cada grupo, sendo cada qual dividida pelas suas respectivas áreas organizadas pelo ENADE. E o Eixo Y é a sustentabilidade, conteúdo atual e necessário para os alunos de engenharia. Assim temos as áreas sem interação (Ambiente 1), com interação duplo (Ambiente 2) e o núcleo principal com interação tripla (ambiente 3).
Esta mesma premissa pode-se seguir para diversas disciplinas a exemplo de Introdução a Engenharia de Produção, onde o Eixo Z é Introdução à Engenharia de Produção, representada pelas 9 áreas definidas pela ABREPRO. O Eixo X era é a disciplina de Cálculo 1 (com grande taxa de reprovação), representada por três sub temas: limite, derivada e integral. E o Eixo Y é a introdução à sustentabilidade, desde a divisão de sustentabilidade financeira, social e ambiental.
Figura 3-Critério de notas
O critério de notas é estabelecido pelo resultado do aluno. Ele pode inicialmente realizar a pesquisa em três bases de dados. A base de dados Scielo possui muitos conteúdos em português e a maioria das revistas são latinas, a scopus, multiplos conteúdos em diversos idiomas e integrando revistas de muitos países e por fim a Web of Science, uma base de dados com conteúdos 100% em inglês e que possui uma boa aceitação na pesquisa de impacto.
Se o grupo de estudantes decidirem trabalhar vom scielo, os artigos que deve analisar deve ser muito maior do que se ele trabalhar com Web of Science, pois o esforço de ler em outra linga e trabalhar com conteúdos mais densos deve ser pontuado. Se ele decidi ficar no Ambiente 1, sem interação, ele é penalizado com menor nota, a medida que ele integra ambientes, ele é premiado. Se a equipe consolida as três áreas via Web of Science, ele tem direito a disputar o Bônus Track.
O Bônus Track envolve as entregas finais e os tipos de registros. Se o aluno fizer análises de artigos com modelos (que envolveria estatística e matemática), na entrega do relatório ele ganharia 25% x 5,00, se entregar o relatório e o artigo, 40%, e finalmente se entregar o relatório, o artigo e o vídeo apresentando o artigo, ele tem 60% x 5,00. Por outra lado, se as análises do grupo aumentarem incluindo artigos com review e artigos que repetiram a mesma técnica com resultados similares (comprovando evidência da técnica), ele chegaria as maiores notas, 100%, inclusive.
Explicação em vídeo
Vídeo 1
Vídeo 3
Vídeo 2
Vídeo 4
Vídeo 5
2 e 3- Aprendendo a Bibliometria (O Uso do Enfoque Metaanalítico Consolidado -TEMAC)
A- Em sala de aula é realizada uma aula inicial em bibliometria com uma prática simulada
B- Depois da Prática simulada o aluno recebe de apoio os tutoriais em vídeo para formação no TEMAC que estão no site criado para esta finalidade. Clique na figura abaixo ou entre em < www.pesquisatemac.com >
4- Acompanhamento
Durante as aulas a carga horária da disciplina é dividido em duas partes, uma para o conteúdo base da disciplina e outro para as buscas nas bases de dados via TEMAC.
5- Preenchendo os cubos
Uma vez com os resultados da busca é o momento do aluno preencher os cubos por meio de um formulário que faz indagações para a interrelações dos dados. O preenchimento deste formulário garante a consolidação do produto. Uma vez preenchido os cubos passamos para a divulgação dos resultados via plataforma de resultados Network Difusion of PBL Outcomes. Clicar na figura abaixo ou entrar em < https://www.endopbl.com/ >.