BBL
2018
O conceito de bibliometria aplicado ao ensino vía metodologias ativas nasceu da iniciativa do Professor João Mello, Ph.D, fundador do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília. Observando os uso da bibliometria via TEMAC, de Mariano e Rocha (2017), na pesquisa, o Prof. Mello formulou o conceito dos cubos, preenchido por meio das buscas realizadas pelos alunos.
O curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília-UnB, adota o conceito de metodologias ativas via PBL (Project Based Learning). A cada semestre o curso recebe demandas de stakeholders e os estudantes nas disciplinas de PSP (Projeto de Sistema de Produção) viabilizam soluções via projetos a serem implementadas pelo cliente. Cada disciplina de PSP está ligada a duscipinas âncoras de conhecimento. Assim cada semestre os alunos colocam em prática conteúdos distintos, embora trabalhem habilidades similares em todos os semestres, como trabalho em equipe, construção de projetos, liderança, cumprimento de prazos, etc.
Uma das atribuições do curso de Engenharia de Produção é ministrar a disciplina de Organização Industrial para todas as Engenharias da Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro. A disciplina receba cerca de 240 alunos a cada semestre e é coordenada pelo Prof. João Mello.
A disciplina de Oranização Industrial é uma disciplina complexa. Ela deve integrar os conheciemntos das nove áreas da Engenharia de Produção, junto a conexão a cada uma das oito Engenharias da Universidade de Brasília, campus Darcy Ribeiro, as novas demandas da educação como diversidade e inclusão, além de oferecer um conteúdo de qualidade que engaje o aluno.
Assim, o professor João Mello, convidou professor Ari Mariano para integrarem um conceito via metodologias ativas ( trazendo este legado da Engenharia de Produção-EPR) e ofercer uma disciplina que atendesse a todos os requisitos necessários no atual contexto educacional.
Desta forma nasceu o conceito de Bibliometric Based Learning (BBL)